O encontro promoveu troca de conhecimentos sobre estratégias sustentáveis de controle de parasitos e fortalecimento de redes científicas.
No dia 22 de agosto de 2025, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu a visita da Dra. Laetitia Lempereur, Parasites Resistance Specialist da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Durante sua passagem pela instituição, a pesquisadora conheceu a Reitoria e diferentes laboratórios da universidade, dentre eles o Laboratório de Controle Microbiano de Artrópodes de Importância Médico-Veterinária (LCM), onde foi recebida pela equipe de pesquisadores e estudantes.
A visita ocorreu logo após o lançamento oficial do documento “FAO Guidelines for Sustainable Tick Control and Acaricide Resistance Management in Livestock”, apresentado entre os dias 18 e 21 de agosto, em Curitiba, durante o 30th World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology (WAAVP).
Convidada pela Profa. e Dra. Patrícia Golo, a Dra. Laetitia conheceu de perto os projetos desenvolvidos na área de parasitologia veterinária na UFRRJ. Sua trajetória internacional, marcada pela experiência em pesquisa, formulação de políticas e estratégias sustentáveis para o controle de parasitos, proporcionou uma oportunidade única de troca de conhecimento e de fortalecimento de redes internacionais de colaboração científica.
O encontro também contou com a presença do Reitor da UFRRJ, Dr. Roberto Rodrigues, e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. José Luque, além de diversos docentes e pesquisadores da instituição: Dra. Vânia Bittencourt, Dra. Isabele Ângelo, Dr. Fábio Scott, Dra. Maristela Peckle, Dra. Claudia Bezerra, Dra. Bruna Baeta, Dra. Patrícia Paulino, Dra. Emily Mesquita, bem como as doutorandas Adriani Carneiro e Thaís Almeida.
A presença da Dra. Laetitia na UFRRJ e, em especial, no LCM, fomentou discussões sobre os desafios atuais no manejo de carrapatos e a gestão da resistência a acaricidas em animais de produção, temas de grande importância para a sanidade animal e para o desenvolvimento de uma pecuária mais sustentável.