A coleção de obras bibliográficas Edward Steinhaus conta com 15.967 unidades representadas por artigos, livros e capítulos de livro impressos dispostos em 525 caixas de madeira com peso aproximado de 700g. O primeiro paper data de 1948 e apesar da maioria dos artigos estar relacionado à patologia de insetos a coleção possui artigos que incluem muitos outros assuntos como: bioestatística, fisiologia de plantas e bacteriologia. Acredita-se que a ideia da coleção bibliográfica tenha começado durante o doutorado do Dr. Edward Steinhaus na Ohio State University no final da década de 1930.
Edward Arthur Steinhaus (7 de novembro de 1914 – 20 de outubro de 1969) foi um bacteriologista e patologista americano especializado em patologia de insetos, particularmente nas aplicações de microrganismos para o controle de pragas de insetos. Ele também atuou como fundador da Annual Review of Entomology, do Journal of Invertebrate Pathology e da Society for Invertebrate Pathology. Edward Steinhaus é considerado o Pai da Patologia de Insetos no ocidente.
De acordo com o Dr. Roberts, que foi orientado no doutorado pelo Dr. Steinhaus, este provavelmente começou a organizar os artigos e livros dentro da coleção no início da década de 1940 quando se tornou um membro da University of California em Berkeley. Dr. Steinhaus foi, em 1945, responsável pela criação do primeiro laboratório de Patologia de Artrópodes (na University of California em Berkeley). Dr. Steinhaus é considerado um dos patologistas mais brilhantes dos tempos atuais, e possui uma importância histórica imensurável para a patologia de artrópodes.
Em 1969 Dr. Steinhaus faleceu e a sua coleção científica foi entregue a sua esposa, Mabry Steinhaus que se propôs a doa-la para a Universidade em Berkeley. Infelizmente não havia espaço suficiente para os artigos e Mabry ofereceu a coleção para um dos ex estudantes do Dr. Steinhaus, o Dr. Roberts, que prontamente aceitou.
O Dr. Roberts manteve a coleção no seu laboratório na Utah State University (EUA) e a indexou eletronicamente ao longo de sua carreira científica. O acervo também conta com um arquivo indexado pelo nome dos autores. Em 2019, após a aposentadoria do Dr. Roberts, a Coleção foi transferida fisicamente da USU para o Departamento de Parasitologia Animal (DPA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde há um grupo que realiza extensas pesquisas que envolvem patologia de invertebrados. Atualmente a Professora Patrícia Silva Gôlo é curadora da Coleção. Apesar dos itens do acervo estarem indexados em cartões físicos, a imensa maioria não está digitalizado, e consequentemente, não está disponível eletronicamente.
Dados da coleção
Email: patriciagolo@ufrrj.br
Dias de funcionamento da Coleção: Segunda a sexta das 8:00h às 17:00h
Visitação por agendamento? Sim
Modo de agendamento
Email: patriciagolo@ufrrj.br
Curador
Patrícia Silva Gôlo
Email: patriciagolo@ufrrj.br
Vice-curador
Vânia Rita Elias Pinheiro Bittencourt
Email: vaniabit@ugfrrj.br
Regras de acesso
Para ter acesso ao material da coleção é necessário requisitar por Email ao curador.
Informações sobre títulos presentes na coleção, clique aqui.
BAIXAR PDF
