Alunas do Laboratório de Controle Microbiano conquistam vagas em prestigiados programas de doutorado sanduíche no exterior

O Laboratório de Controle Microbiano (LCM) comemora a aprovação de mais uma discente em um renomado programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, ampliando as colaborações internacionais em instituições acadêmicas de prestígio.

Victória Silvestre Bório

Victória Silvestre Bório, doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi recentemente aprovada pelo Programa da CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) para desenvolver parte de sua pesquisa na Yale University, nos Estados Unidos. Sua pesquisa, intitulada “Morte celular programada em Rhipicephalus microplus desafiados por fungo entomopatogênico”, é orientada pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Silva Gôlo e coorientada pela Prof.ª Dr.ª Jéssica Fiorotti de Paulo. Com o apoio do CNPq, Victória segue agora para Yale, onde contribuirá com importantes avanços na área.

Emily Mesquita Rodrigues

Além disso, outras discentes do LCM também têm conquistado espaço em programas internacionais. Emily Mesquita Rodrigues, que realizou seu doutorado sanduíche em 2022 na Yale University, atualmente é bolsista de pós-doutorado no LCM. Durante seu doutorado, Emily desenvolveu a pesquisa intitulada “Influência da microbiota de Rhipicephalus microplus em seu ciclo biológico e contra fungos entomopatogênicos”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Patrícia Silva Gôlo e supervisão da Dr.ª Sukanya Narasimhan, com bolsa do CNPq.

Thais Oliveira Almeida Corrêa

Thais Oliveira Almeida Corrêa foi selecionada no início de 2024 para o programa canadense “Emerging Leaders in the Americas Program” (ELAP), onde desenvolve sua pesquisa no Institute for Sustainable Horticulture da Kwantlen Polytechnic University, no Canadá. Sua pesquisa também é orientada pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Silva Gôlo, atual vice-coordenadora do LCM, que tem uma longa trajetória de colaborações internacionais, iniciada com seu doutorado sanduíche na Utah State University, onde se especializou em fungos entomopatogênicos.

A tradição de colaboração internacional no LCM se fortalece com essas conquistas, dando continuidade ao legado de intercâmbio científico iniciado pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Silva Gôlo. Além das atuais alunas, outros discentes do laboratório já participaram de programas semelhantes. Exemplos incluem:

  • Jessica Fiorotti de Paulo: Realizou parte de seu doutorado no Institute of Parasitology, Academy of Sciences, sob orientação do Dr. Petr Kopacek. Sua pesquisa intitulada “Ultraestrutura e expressão gênica relacionadas ao processo de fagocitose em hemócitos de Rhipicephalus microplus desafiados por Metarhizium spp.” explora a resposta imune desses parasitas. Ela foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Vânia Rita Elias Pinheiro Bittencourt e coorientada pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Silva Gôlo.
  • Allan Souza: Desenvolveu pesquisas no Institute for Sustainable Horticulture da Kwantlen Polytechnic University, no Canadá, focadas em estratégias sustentáveis de controle biológico, através do programa ELAP.
  • Ricardo Silva: Parte de seu doutorado foi realizado na Simon Fraser University, no Canadá, através do programa ELAP, com foco no controle biológico de Aedes aegypti utilizando fungos entomopatogênicos e óleos essenciais.
  • Caio Rodrigues: Participou do programa ELAP, realizando treinamento técnico na Kwantlen Polytechnic University e vivência acadêmica na Brock University, no Canadá. Sua pesquisa aborda a resposta de fungos artropodopatogênicos a estresses e infecção em Rhipicephalus microplus.

Essas colaborações internacionais são vitais para o avanço das pesquisas e refletem o compromisso do LCM com a excelência científica e o desenvolvimento de soluções inovadoras no controle microbiano.

Comments are closed.